Existem dois tipos principais de SSD disponíveis no mercado e saber escolher aquele que melhor se encaixa em sua situação é muito importante, pois nem todos necessariamente serão compatíveis com o seu notebook/computador.
O mais popular é o SSD SATA. Ele tem compatibilidade com a maioria dos notebooks e computadores, pois utiliza a mesma conexão do HD convencional do seu notebook/computador, chamada de conexão ou protocolo SATA, por isso o nome.
Anos depois do lançamento do SSD SATA surgiu o SSD M.2, mantendo o propósito original do SSD SATA, o de deixar o computador mais rápido, mas em um novo formato, menor e que não mais utiliza a conexão SATA que o seu antecessor utilizava, fazendo com que o comprador pudesse manter o seu HD antigo enquanto acrescentava esse novo SSD.
Entretanto, SSD M.2 não são todos iguais, pois existe variação na tecnologia por trás dele, o que chamamos de protocolo de comunicação. O mais conhecido atualmente é o padrão NVME ou PCIe, que possui velocidade muitas vezes maior que o SSD SATA convencional. O outro padrão é conhecido como M.2 SATA ou M.2 NGFF que, apesar de dispor do formato M.2, mantinha a velocidade de um SSD SATA convencional, por isso manteve o legado de seu nome.
Caso a placa mãe de seu notebook/computador possua a conexão M.2, é importante saber identificar se essa conexão utiliza o protocolo de comunicação NVME ou SATA, pois nem toda conexão M.2 é compatível com esses dois protocolos. Algumas placas-mãe possuem a informação gravadas ao lado da própria conexão M.2 enquanto em alguns casos será necessário consultar o manual.